Venezuela reabre fronteira com o Brasil, mas fecha cerca de 1h depois

Venezuela reabre fronteira com o Brasil, mas fecha cerca de 1h depois

compartilhe este post

A Venezuela voltou a fechar a fronteira com o Brasil. A divisa entre os dois países havia sido aberta por volta das 7h55 desta segunda-feira (29), mas foi fechada novamente cerca de 1h depois.

Militares da Guarda Nacional Bolivariana disseram ao g1 que a medida de fechar novamente ocorreu por ordens que “vieram de cima”. Eles recolocaram os cones que impedem a passagem entre os dois países na faixa de fronteira.

As tendas que abrigam os militares também foram colocadas novamente no local por volta das 9h. A fronteira havia sido fechada na última sexta-feira (26) em razão da eleição presidencial, que ocorreu no domingo (28).

No entanto, após o novo fechamento, dois carros foram liberados por eles para entrar no país por volta das 9h, situação diferente do fim de semana, quando nenhuma passagem era autorizada. Alguns carros, que foram barrados, estão parados na fronteira.

Carros barrados por guardas venezuelanos na fronteira do Brasil. — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Carros barrados por guardas venezuelanos na fronteira do Brasil. — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Nesta madrugada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou que Nicolás Maduro venceu a eleição desse domingo (28). A oposição, liderada pelo candidato Edmundo González, contesta o resultado.

Maduro ainda declarou vitória em discurso após o resultado do CNE. Ele defendeu o sistema eleitoral venezuelano, alegando que houve auditoria e revisão dos resultados.

Fronteira do Brasil com a Venezuela foi reaberta por volta das 7h55, mas foi fechada novamente.  — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Fronteira do Brasil com a Venezuela foi reaberta por volta das 7h55, mas foi fechada novamente. — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Durante o domingo, venezuelanos que estão em Pacaraima, município roraimense na fronteira do Brasil, e na capital Boa Vista se manifestaram contra Maduro. Eles tomaram o marco da fronteira de forma pacífica e em coro gritaram palavras de ordem, pedindo a queda do atual presidente.

Em Boa Vista, migrantes foram às ruas contra Nicólas Maduro. Uma multidão tomou conta da avenida Castelo Branco, no bairro São Vicente. O ato, que também seguiu pacífico, foi acompanhado pela Polícia Militar.

Ainda houve manifestação em outras cidades brasileiras. Na região da Avenida Paulista, Centro de São Paulo (SP), centenas de migrantes participaram de um ato em defesa da democracia e pedindo liberdade.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados