Na meta do Cruzeiro, o Vasco enfrenta uma das maiores pedras no sapato de sua história recente neste sábado, em São Januário. Cássio virou sinônimo de tabu para o clube carioca, que nunca conseguiu vencer o goleiro durante os mais de 13 anos de confrontos ao longo da carreira do jogador.
Ídolo histórico do Corinthians, Cássio já enfrentou o Vasco 18 vezes e nunca saiu derrotado. São 11 vitórias para o goleiro e outros sete empates. Foram 16 partidas ao longo dos anos defendendo a meta do Timão e dois confrontos pelo Cruzeiro.
Os caminhos de Cássio e Vasco se cruzaram pela primeira vez em 2012, quando o atleta deixou o futebol europeu e chegou ao Corinthians. Foi justamente neste ano que o goleiro protagonizou um dos lances mais emblemáticos da Copa Libertadores e virou uma representação amarga impossível de ser esquecida para o torcedor vascaíno.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/01/25/diego_souza_cassio_corinthians_vasco.jpg)
Cássio Diego Souza Corinthians Vasco Libertadores 2012 — Foto: Agência AP
No dia 23 de maio, Corinthians e Vasco empatavam por 0 a 0, pelo jogo de volta das quartas de final da competição, quando Diego Souza, aos 17 minutos do segundo tempo, aproveitou um lançamento errado e partiu completamente livre até a área adversária. Sozinho, o camisa 10 bateu rasteiro procurando o canto esquerdo, mas Cássio defendeu com a ponta dos dedos. Na reta final do confronto, o Corinthians chegaria ao gol da vitória, com Paulinho, e se classificaria às semifinais.
Ali, o Vasco ainda estava no início de uma longa escrita que enfrentou contra o Corinthians. Foram 14 anos sem vitórias sobre o rival, até o triunfo por 2 a 0, no Brasileirão do ano passado, em São Januário. Cássio foi titular da meta corintiana em grande parte desse período e teve um papel importante para sustentar a escrita para os paulistas.
Depois dos dois jogos pelo mata-mata daquela Libertadores, Cássio só voltou a encarar o Vasco em jogos pelo Campeonato Brasileiro. Foram 16 jogos entre 2012 e 2024.
Aos 37 anos, Cássio soma 41 partidas na temporada do Cruzeiro e é cotado novamente para iniciar a partida em São Januário.
O Vasco vem de uma vitória sobre o Bahia e vive raro momento de estabilidade: a última derrota na temporada foi há seis jogos, contra o Corinthians, um mês atrás. Agora, a equipe terá pela frente desafio duríssimo contra seu algoz e o vice-líder do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece às 18h30 (de Brasília), pela 25ª rodada.
Fonte: Ge




