Palmeiras ataca carências do elenco com primeiros reforços para 2024; entenda planos de Abel

Palmeiras ataca carências do elenco com primeiros reforços para 2024; entenda planos de Abel

compartilhe este post

As primeiras movimentações do Palmeiras no mercado para 2024 preenchem lacunas que marcaram a equipe nesta temporada. Foram anunciados até aqui o volante Aníbal Moreno, do Racing, da Argentina, e o atacante Bruno Rodrigues, ex-Cruzeiro.

Embora usasse a camisa 9 na Raposa, Bruno não é um centroavante, ainda que possa desempenhar a função. Ele é um ponta esquerda que tem a perna direita como a mais forte. O Verdão sente falta desta característica desde a lesão de Dudu, em agosto, e chegou a tentar também Bruno Henrique, do Flamengo, para 2024, mas nesse caso as negociações não avançaram.

Até perder Dudu, o Palmeiras jogava com Artur pela direita, o camisa 7 na esquerda, e ambos com “pé trocado”, tendo o jogo por dentro como uma característica marcante. Sem ele, o técnico Abel Ferreira inverteu o lado de Artur, que caiu muito de rendimento e virou reserva.

Jhon Jhon e Breno Lopes também atuaram pela esquerda do campo e são destros, mas a saída que o técnico encontrou sem Dudu foi mudar o esquema: partir para três zagueiros e abandonar o uso de pontas. Assim, Breno passou a fazer dupla de ataque com Endrick, dando início à arrancada do título no Brasileiro.

Mapa de calor de Bruno Rodrigues pelo Cruzeiro no Brasileirão de 2023 — Foto: Reprodução/Wyscout

Mapa de calor de Bruno Rodrigues pelo Cruzeiro no Brasileirão de 2023 — Foto: Reprodução/Wyscout

Com Artur de saída para o Zenit, da Rússia, Bruno Rodrigues é opção para um setor que conta, além de Jhon Jhon e Breno, com Kevin, Luis Guilherme e Estêvão. Dudu só deve voltar no segundo semestre, e Endrick, Flaco López e Rony são centroavantes.

Aníbal Moreno, por sua vez, foi o primeiro reforço contratado e anunciado ainda em novembro. Alvo desde a janela de meio de ano, o argentino desempenha a função de primeiro meio-campista que o Verdão não tinha conseguido contratar desde a venda de Danilo ao Nottingham Forest, da Inglaterra, em janeiro.

A contratação, portanto, aumenta as possibilidades de formatação no meio-campo para Abel Ferreira. Ele agora não é obrigado a improvisar Zé Rafael como “camisa 5”, como fez na maior parte de 2023.

Mapa de calor de Aníbal Moreno pelo Racing em 2023 — Foto: Wyscout

Mapa de calor de Aníbal Moreno pelo Racing em 2023 — Foto: Wyscout

Além de Aníbal, Fabinho é outra opção como primeiro volante, depois de uma temporada em que fez 40 jogos (cinco como titular), sendo seu recorde como profissional.

Zé Rafael, assim, pode voltar a jogar como segundo meio-campista, e disputar com Richard Ríos, que terminou o ano como titular e em alta, além de Gabriel Menino, voltando de cirurgia, e Caio Alexandre, que negocia com o Verdão. Atuesta também compete por esta vaga, mas deve ser emprestado.

O planejamento do Palmeiras é ter cerca de quatro reforços para a temporada de 2024, mantendo os principais nomes do elenco. Assim, a diretoria entende que terá a base bicampeã brasileira reforçada, mas um elenco enxuto o suficiente para continuar usando jogadores da base.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados