Número de mortos em atentado em Moscou sobe para 137; russos fazem homenagem, e papa fala em ‘ofensa a Deus’

Número de mortos em atentado em Moscou sobe para 137; russos fazem homenagem, e papa fala em ‘ofensa a Deus’

compartilhe este post

Subiu para 137 o número de mortos no atentado terrorista a uma casa de shows em Moscou, na Rússia, na sexta-feira (22), informou neste domingo (24) o comitê de investigação do caso do governo russo.

O ataque, o pior dos últimos 20 anos na Rússia, foi reivindicado pelo Estado Islâmico — o grupo terrorista é inimigo da Rússia, que apoia o regime do ditador da Síria, Bashar Al-Asad. Foram as Forças de Al-Asad, financiadas por Moscou, que expulsaram totalmente o Estado Islâmico da Síria há quatro anos.

O comitê afirmou também que há ainda dezenas de pessoas feridas internadas em hospitais na capital russa.

Já os suspeitos de terem cometido o atentado, que havia sido presos ontem, foram transferidos neste domingo para o quartel-general do comitê e para ser interrogados, afirmou o órgão. Os suspeitos são estrangeiros e tentavam fugir para a Ucrânia no momento em que foram pegos, segundo disse ontem o presidente russo, Vladimir Putin.

Neste domingo, centenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura de Crocus, onde fica a casa de shows, para depositar flores, velas e brinquedos em memória às vítimas da tragédia.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou no sábado luto nacional de três dias.

“Perdi dois amigos e estou aqui hoje para lamentar por eles”, disse um morador local à agência de notícias Reuters.

Papa: ‘ofensa a Deus’

O papa Francisco disse neste domingo (24), durante a missa de Domingo de Ramos, que o atentado cometido pelo Estado Islâmico foi uma “ação desumana que ofende a Deus”. O ataque terrorista deixou 133 mortos e foi o maior na Rússia em 20 anos.

No sábado (23), em um comunicado, o Estado Islâmico, que reivindicou a autoria, disse que o atentado faz parte de uma “guerra pelo islã” contra países que, segundo o grupo terrorista, atacam a religião.

“Garanto minhas orações pelas vítimas do vil ataque terrorista perpetrado em Moscou, que o Senhor as receba em sua paz, conforte suas famílias e converta os corações daqueles que… realizam essas ações desumanas que ofendem a Deus”. disse o pontífice durante missa de Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados