Atleta morre durante prova de águas abertas em Porto Seguro, na Bahia

Atleta morre durante prova de águas abertas em Porto Seguro, na Bahia

compartilhe este post

Um atleta morreu durante a disputa da Copa Brasil e Campeonato Baiano de Águas Abertas, em Porto Seguro, sul da Bahia, neste sábado. Em nota, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) confirmou o falecimento de Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, e suspendeu a prova. A prova deste domingo foi cancelada pela FBDA.

Dielson Pereira Hohenfeld era diretor do Ifba e tinha 53 anos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Dielson Pereira Hohenfeld era diretor do Ifba e tinha 53 anos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Dielson era formado em educação física e atuava na direção do Instituto Federal da Bahia (Ifba). O atleta era diretor do Departamento de Ensino Superior (DESUP).

O ge ouviu uma atleta amadora que participou da prova e não quis se identificar. Ela relatou que os nadadores tiveram dificuldade com a correnteza contra a maré, além de um temporal que começou durante o evento.

– Hoje as condições estavam diferentes, ventando muito. Correnteza já era de esperar, de vazante.. Muito esforço para chegar de uma boia a outra. As provas tendem a usar a maré a favor para facilitar. Antes de chegar na terceira boia começou a chover. Visibilidade zero para enxergar boia, barco, não conseguia ver os prédios na costa com a chuva. Chuva forte, zero visibilidade.

Evento foi realizado em Porto Seguro-BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Evento foi realizado em Porto Seguro-BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Eu ia para frente, a maré me jogava para trás”, detalhou a competidora.

A nadadora também criticou a realização do evento e afirmou que não havia salva-vidas em stand ups, algo comum em provas da Federação.

– Vi na prova um barco em cada boia, dois barcos rodando, um jet sky que só vi quando cancelaram a prova, e os stand ups com salva-vidas hoje não vi. Eu tinha que ficar parada esperando o barco passar ou nadar até um, em vários momentos não tinha ninguém perto de mim – completa.

Procurada pelo ge, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos garantiu que organizou a competição “com um número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas, em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos”. No total, segundo a FBDA, havia um contingente de 11 embarcações, incluindo lanchas e jet skis, tanto da Federação quanto do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.

A FBDA afirma que havia cerca de 130 atletas na água e que tudo estava dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis.

Por fim, a Federação informou que “situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas”.

Posicionamento da FBDA:

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) informa sobre a triste notícia do falecimento do atleta Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, durante a prova da Copa Brasil e Campeonato Baiano de Águas Abertas, realizada em Porto Seguro, neste sábado, 13 de abril.

Neste momento de consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e toda a comunidade esportiva que compartilhava da paixão e dedicação do atleta.

Em breve traremos mais atualizações.

Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA)

Segunda nota

A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), organizou a competição com um número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas, em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos. Tínhamos um contingente de 11 embarcações, incluindo lanchas e jet-skis, tanto da Federação quanto do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, para garantir a segurança dos atletas.

É importante ressaltar que a quantidade de atletas na água, cerca de 130, estava dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis. No entanto, com a entrada repentina do vento e a mudança nas condições climáticas, a prova foi suspensa. Situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas, e infelizmente, não são previsíveis de antemão.

O evento contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria de Esporte e Lazer do município, além do apoio institucional da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESD), Governo do Estado da Bahia.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados