Ramón Díaz retornou à zona de conforto, e o Corinthians respondeu bem à atuação abaixo do nível na quarta-feira diante do Huracán. Neste sábado, contra o Vasco, o treinador novamente escalou o time com quatro jogadores no meio e viu o Timão se sobressair como nos melhores momentos da versão final de 2024.
Diante de um Vasco majoritariamente reserva, o Corinthians se impôs na Neo Química Arena, fez 3 a 0 e somou a primeira vitória na atual edição do Brasileirão.
O resultado positivo foi a soma de um trabalho competente do meio-campo, segurança defensiva e a letalidade da dupla Memphis Depay e Yuri Alberto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/l/K/MwRJCIRTi7mDtrB7igLQ/rib2161.jpg)
Memphis e Yuri Alberto foram letais, e o Corinthians venceu o Vasco com tranquilidade — Foto: Marcos Ribolli
Mesmo sem Igor Coronado no melhor ritmo e nível técnico, o Corinthians teve controle no setor de meio-campo, especialmente com a dupla André Carrillo e Breno Bidon, e viveu uma noite de tranquilidade.
Foram três gols, mas seriam cinco sem as anulações questionáveis da equipe de arbitragem.
Domínio absoluto
O que se viu na noite deste sábado foi um Corinthians com fluidez ofensiva, e o Vasco sem achar a marcação. O domínio apareceu logo no início, e não demorou para a equipe de Ramón Díaz abrir o placar, com um golaço assinado por três protagonistas do time.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/T/X/AI13jmTbiPFBiwqFtbwA/rib2158.jpg)
Yuri Alberto e Memphis Depay comemoram o gol do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Novamente aberto pela direita, Carrillo deu grande lançamento para Memphis Depay. O holandês deu a primeira amostra sobre a noite inspirada que viria e, com um toque de peito, deixou Yuri Alberto livre para finalizar de canhota. Golaço aos 11 minutos para sacramentar o bom início de jogo.
O amplo domínio no meio-campo resultava em uma atuação leve do Corinthians. O ritmo era ditado por Bidon e Carrillo, enquanto o Vasco ainda buscava um encaixe de marcação já com desvantagem no placar. O Timão só acelerava com consciência, e assim chegou ao segundo gol.
A partir de bola recuperada por Raniele perto do meio-campo, Yuri Alberto arrancou com liberdade na direção da área e serviu passe preciso para Memphis Depay. O holandês finalizou com categoria na saída de Léo Jardim e ampliou aos 26 minutos de partida.
A vantagem larga ilustrava o domínio do Corinthians, que administrou a partida até o fim do primeiro tempo.
No retorno do intervalo, Carrillo acabou preservado pela comissão técnica. Mesmo sem o peruano, que deu lugar a José Martínez, o Timão manteve a superioridade no setor e só não transformou a tranquila vitória em goleada por decisões da arbitragem.
Logo aos 12 minutos, a combinação entre Matheus Bidu e Memphis Depay terminou com um belo gol do lateral-esquerdo. Porém, Anderson Daronco e a equipe do VAR, após revisão, enxergaram falta do camisa 21 sobre Puma Rodríguez.
A decisão gerou reclamações da comissão técnica e torcida. Porém, outro lance revoltou ainda mais Ramón Díaz e companhia. Aos 32 minutos, Yuri Alberto iniciou a jogada que chegou em Matheus Bidu. O ala cruzou rasteiro para Memphis dominar e bater para o gol.
A festa pelo gol, porém, acabou frustrada com nova consulta ao VAR. Desta vez, a arbitragem assinalou impedimento de Yuri Alberto no começo da jogada. A decisão gerou reclamações de Ramón Díaz, que acabou expulso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/z/k/Qu6OOYQYO15TtRqBSGsQ/rib1933.jpg)
Time de Ramón Díaz respondeu bem neste sábado e venceu de maneira convincente — Foto: Marcos Ribolli
A irritação era grande, mas a diferença entre os dois times era tão grande que o Corinthians fez questão de completar a vitória por 3 a 0. Aos 44 minutos, Romero deu lindo lançamento para Memphis, que dominou na área e viu João Victor desviar contra o próprio gol.
Dupla letal
Memphis esteve direta ou indiretamente envolvido nos cinco gols do Corinthians, o que simboliza a enorme atuação do camisa 10. A parceria com Yuri Alberto retornou em grande forma, logo na primeira vitória alvinegra na atual edição do Brasileirão.
A letalidade da dupla, que não terá Rodrigo Garro como elemento do trio por “tempo indeterminado”, será fundamental para o Corinthians almejar coisas grandes no Campeonato Brasileiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Y/8/k6HATYRiCExPrkfcWSrA/agif2504051903159.jpg)
Memphis comemora o gol anotado contra o Vasco — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Com Igor Coronado no melhor ritmo, o que virá com a sequência, o time pode sonhar.
Sonhar, aliás, é um lema da comissão técnica de Ramón Díaz, que sai satisfeita com a resposta coletiva e individual da equipe depois da frustrante noite de quarta na Neo Química Arena.
Fonte: Ge