Análise: Corinthians tem início preocupante de temporada e já encara clássico decisivo pela frente

Análise: Corinthians tem início preocupante de temporada e já encara clássico decisivo pela frente

compartilhe este post

A preocupação sobre o Timão ganha força depois do desempenho do último sábado. Nem a expulsão de um adversário com menos de 15 minutos de jogo fez a equipe de Mano Menezes se impor diante do São Bernardo, que, em casa, aproveitou a desorganização defensiva para, em um contra-ataque, vencer por 1 a 0.

Foi a segunda derrota consecutiva e um sinal de alerta para Mano Menezes antes do primeiro teste mais importante do ano. Contra Ituano e São Bernardo, o ataque não funcionou – as poucas chances claras acabaram desperdiçadas – e a defesa cometeu erros fatais.

Diante do São Bernardo, por exemplo, o Corinthians tinha um a mais e dominava a posse de bola. Porém, uma bola perdida por Rojas no meio gerou contra-ataque no qual o time da casa tinha menos jogadores no setor. A movimentação defensiva do Timão, contudo, compensou.

Jogadores pressionaram no tempo errado e a bola entrou nas costas de Diego Palacios. O cruzamento da esquerda encontrou Silvinho livre, sem o incômodo de Vera e Fagner na marcação. O atacante da equipe do ABC não perdoou.

A desvantagem no placar obrigou o Corinthians a ditar mais o ritmo e ensaiar uma pressão para buscar o empate. Entretanto, em um time a ser reconstruído, com falta de peças e desentrosamento, a remontada soou ainda mais difícil neste sábado.

Sem encaixar o jogo pelo meio, com Rojas apagado, o Timão insistiu na velha máxima de forçar o jogo pelos lados e buscar cruzamentos. Não deu. Na melhor chance, com Romero, o paraguaio desperdiçou uma das poucas jogadas mais trabalhadas pelo lado, com passe por baixo e corta-luz de Fausto Vera.

O Corinthians permaneceu mais de 80 minutos com um a mais em campo, mas não reagiu. O estágio de recuperação do elenco reformulado preocupa até Mano Menezes, que encara um duelo fundamental pela frente diante do São Paulo.

– Precisamos encher mais a área para criar dificuldades numericamente, para pegarmos sobra de uma bola, se não fica cômodo, eles controlaram bem isso. Isso podemos fazer melhor, independente da nossa construção de equipe – comentou Mano, em entrevista.

– Temos que parar de cometer esses erros defensivos bobos. Quando inicia o contra-ataque, a gente tinha superioridade numérica e nos desorganizamos – destacou ao analisar o lance que decretou a derrota.

Mano Menezes pontuou alguns erros do Corinthians no ABC — Foto: Fabio Giannelli/AGIF

Mano Menezes pontuou alguns erros do Corinthians no ABC — Foto: Fabio Giannelli/AGIF

O resultado negativo impediu o Corinthians de assumir a liderança do grupo C do Paulistão. Com três pontos em três jogos, o Timão está um atrás do Bragantino, líder após empatar com o Botafogo-SP.

O Mirassol, que entra em campo neste domingo para encarar o Novorizontino, pode ultrapassar e jogar o Corinthians para fora da zona de classificação, o que atenuaria a necessidade de reação imediata.

O grande problema é que o Corinthians encara um São Paulo em estágio diferente. Se o Timão está se reconstruindo, o Tricolor possui uma base sólida e gabaritada com o título da Copa do Brasil do ano passado.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados