A presença de mais de 200 chefes de Estados é esperada pelo Vaticano durante o funeral do papa Francisco, marcada para este sábado (26), na Praça de São Pedro. O sepultamento acontece em seguida, na Basília de Santa Maria Maior, em Roma. O papamorreu aos 88 anos na madrugada desta segunda (21), de insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na cerimônia, e adiou as agendas que teria na Região Norte no fim desta semana. A expectativa é que Lula embarque para a Europa na quinta-feira (24) e fique no continente até sábado, dia do velório. O petista iria a Porto Velho (RO) na quinta e a Parauapebas (PA) na sexta (25).
O presidente norte-americano, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, confirmaram presença no evento. Os presidentes da Argentina (Javier Milei), da França (Emmanuel Macron) e da Ucrânia (Volodymyr Zelensky) também devem comparecer.
Além deles, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o rei e a rainha da Bélgica e a presidente da comissão Europeia, Úrsula von der Leyen estão confirmados. O príncipe William vai comparecer em nome do rei Charles III.
Fonte: R7