Dorival Júnior é o nome da vez no Corinthians. Antes mesmo de sacramentar a demissão de Ramón Díaz, o clube do Parque São Jorge já havia realizado uma consulta informal ao treinador para saber se existe o interesse em assumir a equipe no restante da temporada. Agora, a diretoria está em compasso de espera aguardando uma resposta do ex-comandante da seleção brasileira.
Nome rodado no futebol brasileiro e com passagens vitoriosas por Santos, São Paulo e Flamengo, Dorival Júnior é o preferido do presidente Augusto Melo.
O bom retrospecto recente trabalhando em clubes, com a conquista de duas taças da Copa do Brasil (2022 e 2023) e uma Conmebol Libertadores (2022) jogam a favor do treinador, que é o plano A do Timão no mercado. A diretoria releva o desempenho de 58% dos pontos disputados com a Amarelinha por entender que o futebol de seleções se trata de um outro contexto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/A/M/JGlNqJTYGBZHBIM4iooA/54147488855-01ac2a5c97-o.jpg)
Dorival Júnior treino Salvador — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Internamente, Dorival é visto como um profissional atualizado e com perfil de jogo equilibrado. Quem defende sua contratação no Corinthians argumenta que o treinador seria capaz de resolver os problemas defensivos da equipe, que até aqui sofreu 28 gols em 26 partidas na temporada, e construir um time mais equilibrado do ponto de vista tático.
O histórico de boas gestões de grupo também pesa a favor de Dorival. O treinador é conhecido por fazer o estilo “boa-praça” com os jogadores e ter facilidade para resolver conflitos internos.
Na Conmebol Libertadores, no intervalo do jogo com o Barcelona de Guayaquil, no Equador, o elenco bateu-boca e, por muito pouco, não teve um episódio de agressão física. Além disso, na última quarta-feira, o astro Memphis Depay criticou o trabalho da comissão técnica publicamente demonstrando seu descontentamento com a parte tática.
A expectativa nos bastidores é de que Dorival Júnior aceite o convite do Corinthians e assuma a equipe nos próximos dias. O Timão disputa o Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil nesta temporada e tem a ambição de conquistar mais um título no ano, além do Paulistão.
Em 2023, Dorival quase foi treinador do Timão. O treinador foi procurado por um representante do Corinthians poucos minutos depois de aceitar a proposta do São Paulo. Os dois rivais demitiram seus técnicos com intervalo de apenas um dia, com vantagem para o rival, que foi mais rápido.
Fonte: Ge