O Santos teve uma atuação sólida defensivamente na vitória sobre o Noroeste por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O Peixe praticamente não teve trabalho na defesa, tanto que o goleiro Gabriel Brazão foi um espectador em campo.
O técnico Pedro Caixinha manteve o esquema tático do time que bateu o Água Santa. Na prática, apenas uma alteração: a saída de Thaciano e a entrada de Tiquinho Soares. E a proposta do treinador funcionou mais uma vez.
O primeiro destaque é Gil. O zagueiro, que no início da temporada era considerado carta fora do baralho, tem recuperado espaço e tentando se consolidar em uma proposta de jogo bem diferente do que ele está habituado. Jogar avançado, na linha do meio de campo, não tem se mostrado um problema para o veterano de 37 anos.
Gil pressionou os atacantes, roubou bolas e foi dominante enquanto esteve em campo. Atuação que justificou Luan Peres ter iniciado o jogo no banco de reservas. Claro que ainda lhe falta ritmo de jogo. Mas isso ele só conseguirá jogando.
Outro jogador que tem chamado à atenção é Gabriel Bontempo. O jovem de 20 anos conquistou a vaga de Diego Pituca e tem mostrado, em campo, o porquê. Tem sido aquilo que Caixinha chama de “box to box” (termo para definir jogadores que jogam de uma área até a outra), que potege a defesa ao mesmo tempo que também tem capacidade de apoiar ao ataque. Deu uma outra dinâmica para o meio de campo da equipe.
Bontempo também se entendeu bem com João Schmidt que, aos poucos, tem retomado a boa forma do último Paulistão, quando chegou a arrancar elogios de Neymar em um Santos e Corinthians.
Além deles, o aumento da concorrência por posição com a chegada de Rollheiser parece ter despertado um Soteldo que há muito tempo não se via. Melhor em campo contra o Noroeste, o baixinho venezuelano tem sido mais coletivo e menos individualista, tem atacado espaços e também voltado para proteger o sistema defensivo. Tem sido um ponto de desequilíbrio e desafogado as ações que estavam concentradas em Neymar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/f/6/DLCZMDSdAqZuYJUgBMgw/whatsapp-image-2025-02-19-at-20.58.18.jpeg)
Santos x Noroeste, Paulistão — Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Parece que Pedro Caixinha encontrou o time ideal. Pelo menos para a disputa do Campeonato Paulista. Claro que para a temporada este onze inicial ainda deve passar por mudanças. Além de Rollheiser, o Peixe deverá contar com Zé Rafael, Deivid Washington e, muito provavelmente, Thiago Maia.
Contudo, times podem ganhar jogos, mas elencos ganham campeonatos. Ainda há um longo caminho para que o Santos possa voltar a levantar um troféu. Mas isso passa obrigatoriamente pela montagem de um grupo de qualidade e equilibrado. Aos poucos, a impressão é que o Peixe e Caixinha tem conquistado isso.
Fonte: Ge




