Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido.
A aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Durante a manobra, o avião teve problemas no trem de pouso e, de acordo com Embraer, arrastou a “barriga” na pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível, e um princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes do aeroporto.
O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por suportar seu peso durante as operações de decolagem e pouso. Ele é composto por rodas, pneus, freios e outros componentes, projetados para garantir que a aeronave possa decolar e pousar com segurança.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/W/4Pw9WSQHe3uI2rny8rTQ/aviao.png)
Piloto de aeronave fez ‘pouso de barriga’ em Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução
Conforme apurado pela TV TEM, o voo partiu de Maringá (PR) com destino a Sorocaba. Nas imagens, é possível ver quatro pessoas saindo do avião. Ninguém ficou ferido. Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz informou que a pista precisou ser fechada para remoção da aeronave e não havia previsão de liberação.
Às 11h, a Rede VOA informou que a pista ainda estava interditada, e que a aeronave estava sendo rebocada pelas equipes do aeroporto.
Conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeronave particular possui dois motores turbo hélice e tem um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O modelo pode transportar até nove passageiros e foi comprada pelo proprietário, um empresário de Maringá (PF), em 2011.
Avião enroscado em buraco
Um outro avião ficou enroscado em um buraco na pista de decolagem após o chão ceder no aeroporto de Sorocaba (SP), no dia 23 de dezembro do ano passado. Ninguém ficou ferido.
O asfalto afundou no acesso à pista do aeroporto. Com a aeronave presa no local, a pista foi interditada para pousos e decolagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/F/Q/c3zwiMS7Wrqj0xdd66Vw/aviao2.jpg)
Avião fica enroscado em buraco na pista de decolagem após chão ceder no aeroporto de Sorocaba — Foto: Canal do Avião/Reprodução
A Rede VOA, empresa gestora do aeroporto, informou que a aeronave PS-MAK estava imobilizada no ponto de giro da cabeceira 19, no Aeroporto de Sorocaba.
“Foi relatado que, durante os procedimentos para decolagem, a pista cedeu, resultando no afundamento parcial da aeronave. Foi realizado uma abertura de NOTAM [pedido de cancelamento de pouso e decolagem] pelo responsável e estamos aguardando a chegada do reboque. O aeródromo de Sorocaba (SOD) encontra-se, no momento, indisponível para operações”.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/01/20/aeroporto_1.jpg)
Incidente foi registrado no aeroporto de Sorocaba (SP) — Foto: Zaqueu Proença/Prefeitura de Sorocaba/Arquivo
Fonte: G1