Um time com muitas promessas. Os garotos que conquistaram a América do Sul e o mundo há 14 anos pela seleção brasileira sub-20 estão de volta ao país de origem. É possível montar um time inteiro com representantes daquela geração “1992”, composta por Oscar, Danilo, Neymar e outros nomes que despontaram para o futebol internacional.
Time brasileiro campeão sul-americano sub-20 em 2011 — Foto: Divulgação
Muitos nomes que fizeram parte daquele grupo ganharam títulos como profissionais, reconhecimento e bagagem. Atualmente com pouco mais de 30 anos, jogadores dessa geração 92 buscam retomar o melhor futebol aqui no Brasil. O lateral-direito Danilo fechou com o Flamengo, Oscar realizou o sonho de voltar a defender o São Paulo, e Neymar retornou ao Santos.
Antes da chegada deles, os últimos haviam sido Alex Sandro, no Flamengo, Allan, no Botafogo, e Philippe Coutinho, no Vasco — os três chegaram no final da última temporada. Agora, quem são os outros nomes daquela geração e onde estão jogando? Confira alguns nomes que conquistaram o Sul-Americano e Mundial em 2011, e vão atuar no Brasil nesta temporada.
Gabriel
Goleiro Gabriel defendeu o Juventude na última temporada — Foto: Divulgação/Juventude
Promessa do Cruzeiro na época, Gabriel foi titular durante toda a campanha da conquista do Sul-Americano e Mundial sub-20, em 2011. Após ser destaque, o goleiro acabou sendo negociado com o Milan, da Itália. Jogando pouco no clube italiano, o jogador foi emprestado para outras equipes no país. Apenas em 2022, Gabriel retornou ao Brasil, para atuar pelo Coritiba. Na última temporada, o jogador foi emprestado ao Juventude e, em 2025, ele vai defender o Vitória.
Danilo
Danilo em ação pela Juventus — Foto: Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images
Revelado pelo América-MG, o jogador se transferiu para o Santos, onde conquistou títulos como Copa do Brasil e Libertadores. Logo após a conquista do Mundial Sub-20, o lateral foi para o Porto, onde permaneceu até ir para o Real Madrid. Além disso, Danilo também defendeu o Manchester City antes de chegar na Juventus, clube que defendeu por cinco anos e meio. Agora, ele jogará pelo Flamengo.
Alex Sandro
Alex Sandro está no Flamengo desde a última temporada — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Assim como Danilo, o jogador fez parte do time do Santos que conquistou a Copa do Brasil, em 2010, e Libertadores, no ano seguinte. Alex Sandro também foi para o Porto e Juventus, onde permaneceu até assinar com o Flamengo, em agosto da última temporada.
Philippe Coutinho
Philippe Coutinho comemora gol em Atlético-MG x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Revelado pelo Vasco, com apenas 16 anos o meia foi vendido para Inter de Milão, e foi emprestado ao Espanyol no ano seguinte. Além disso, Philippe Coutinho passou por Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa, antes de retornar ao Brasil, para o Vasco
Oscar
Oscar foi apresentado no São Paulo nesta temporada — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
A principal referência daquela seleção brasileira campeã do Sul-Americano e do Mundial. Revelado pelo São Paulo, o meia ainda passou pelo Internacional antes de deixar o Brasil. Depois, o jogador despertou o interesse do Chelsea, em 2012, onde permaneceu até 2016, quando acertou sua ida para o Shanghai Port, da China. Agora Oscar está volta ao São Paulo.
Allan
Allan chegou ao Botafogo na última temporada — Foto: Giba Perez
Assim como Philippe Coutinho, Allan também foi revelado pelo Vasco. O jogador teve passagens longevas por clubes europeus como a Udinese e Napoli, conquistando títulos como a Copa da Itália. Além disso, defendeu o Everton, e o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. Allan foi campeão da Copa América em 2019 pela Seleção. Desde a metade do último ano, o jogador defende o Botafogo.
Lucas Moura
Lucas Moura retornou ao São Paulo em 2023 — Foto: Marcello Zambrana; AGIF
O meia-atacante passou a maior parte da juventude nas categorias de base do São Paulo, onde estreou no profissional em 2010. Foi vendido ao PSG, chegou no clube francês em 2013, e cinco anos depois foi para o Tottenham, clube que defendeu até abril de 2023, quando acertou o retorno ao Brasil para jogar no São Paulo.
Alan Patrick
Alan Patrick atuando pelo Internacional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Neymar
Neymar atuou pouco pelo Al-Hilal, na Arábia Saudita — Foto: Getty Images
O atacante da base do Santos logo chamou atenção dos clubes europeus. Neymar acertou com o Barcelona em 2013, e já chegou pronto para ser titular e peça fundamental da equipe, em que jogou até 2017. Depois, ele ainda atuou por PSG e Al-Hilal, mas sofreu com as graves lesões. O jogador volta ao Santos para retomar o bom futebol.
Dudu
Depois de longos anos no Palmeiras, Dudu está no Cruzeiro para a atual temporada — Foto: Mateus Bonomi/AGIF
Jogador da base do Cruzeiro, Dudu foi contrato pelo Dynamo de Kiev, onde ficou até 2014. Ele retornou ao futebol brasileiro para defender o Grêmio e, em seguida, foi contratado pelo Palmeiras, se tornando o grande nome do futebol brasileiro durante alguns anos. Em 2025, Dudu acertou seu retorno ao Cruzeiro, com contrato até o fim de 2027.
Willian José
Willian José em apresentação no Bahia — Foto: EC Bahia / Divulgação
O jogador foi revelado pelo CRB, e em 2011 foi emprestado ao São Paulo. No Brasil, Willian José atuou ainda por Grêmio e Santos. Ele foi para a Europa em 2013 defender o Real Madrid B, mas não teve espaço na equipe espanhola e acumulou empréstimos por Zaragoza, Las Palmas e Real Sociedad, Wolverhampton e Betis, time que defendeu até 2024. Para a atual temporada, o atacante acertou com o Bahia.
Fonte: Ge