Funeral de Jimmy Carter em Washington reúne Trump, Biden, Obama e outros líderes políticos dos EUA

Funeral de Jimmy Carter em Washington reúne Trump, Biden, Obama e outros líderes políticos dos EUA

compartilhe este post

Cerimônia com a presença de autoridades é realizada na Catedral Nacional de Washington. Depois, corpo do ex-presidente será sepultado na Geórgia.

A cerimônia fúnebre de Jimmy Carter em Washington reuniu aliados e adversários políticos nesta quinta (9), entre os quais o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o presidente, Joe Biden , e os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, entre outros.

O premiê canadense, Justin Trudeau, também esteve presente para prestar as últimas homenagens.

Antes do início do serviço religioso, foi possível ver Obama e Trump conversando informalmente, entre sorrisos, por alguns minutos.

O corpo de Carter foi levado a Washington, onde um funeral de estado ocorre com a presença de autoridades na Catedral Nacional de Washington.

Em seguida o caixão será levado à cidade de Plains, Geórgia, onde Carter nasceu e onde viveu durante a maior parte de sua vida, para ser sepultado aina nesta quinta-feira.

Trump também trocou cumprimentos com seu ex-vice-presidente Mike Pence. Ambos romperam em 6 de janeiro de 2021, quando Pence presidiu a sessão do Congresso que validou a vitória de Jo Biden nas eleições do ano anterior, quando miliantes pró-Trump invadiram o Capitólio.

Carter morreu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos. Ele atuou como presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981. Relembre a trajetória dele mais abaixo.

O funeral de Carter começou no dia 4 de janeiro, na Geórgia. O corpo do ex-presidente passou por sua cidade natal, além do Capitólio Estadual da Geórgia e do Centro Presidencial Carter.

Jimmy Carter no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, em fevereiro de 1977 — Foto: Biblioteca do Congresso/Marion S. Trikosko via Reuters

Na terça-feira (7), a urna com o corpo de Carter foi levada até Washington D.C. para um funeral de Estado. O ex-presidente recebeu homenagens militares e foi transferido até o Capitólio dos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, o cortejo seguirá até a Catedral Nacional de Washington para uma breve cerimônia. Todos os ex-presidentes vivos foram convidados para o funeral. São esperadas as presenças de George W. Bush e Barack Obama, além de Donald Trump, presidente eleito.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama conversa com o presidente eleito, Donald Trump, durante o funeral do ex-presidente Jimmy Carter, no dia 9 de janeiro de 2024 — Foto: Mandel Ngan/AFP

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados