Kamala Harris e Donald Trump se enfrentaram na noite desta terça-feira (10) no debate da ABC News. Uma pesquisa feita pela rede de TV norte-americana CNN aponta que 63% dos eleitores acreditam que a democrata teve um desempenho melhor. Trump foi mais bem visto por 37%.
O jornal “The Washington Post” fez uma pesquisa qualitativa para ouvir a opinião de eleitores indecisos de estados decisivos. A grande maioria — 23 dos 25 entrevistados — disse que Kamala foi melhor do que Trump no debate.
Os entrevistados concordaram mais com Kamala quando a democrata falou sobre saúde, aborto e Ucrânia. Por outro lado, segundo o jornal, Trump foi ligeiramente mais bem avaliado ao falar sobre economia.
Além disso, a maior parte dos eleitores disse que as afirmações de Trump sobre imigração não faziam sentido. Em determinado momento, ele chegou a dizer que imigrantes estavam roubando e comendo pets de moradores de uma cidade de Ohio, o que é falso.
O canal de notícias MSNBC também indicou vitória de Kamala Harris, afirmando que ela foi mais qualificada e presidencial. A reportagem também destacou a mentira de Trump sobre animais de estimação.
Já o site “Politico” disse que Kamala desequilibrou Trump e conseguiu aparecer mais do que o republicano.
O que dizem especialistas
Veja a seguir comentários de personalidades e especialistas em política consultados pela agência Reuters.
- Marc Short, ex-chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence
“Trump perdeu a oportunidade de se concentrar contra Biden-Harris na economia e na fronteira. Em vez disso, caiu na armadilha dela, indo atrás de buracos de coelho sobre a negação das eleições e imigrantes comendo animais de estimação. Harris passou no teste de parecer presidencial, e Trump não expôs suas posições historicamente radicais. O impacto provavelmente se estenderá às disputas competitivas na Câmara.”
- Amy Koch, estrategista republicana
“Está claro que Trump se preparou para este debate. Foi o mais alinhado à mensagem — exceto pela parte dos cachorros — que ele já esteve. Ele perdeu uma oportunidade de falar sobre imigração por causa dessa história de cachorros e deveria tentar voltar ao assunto em algum momento.”
- Erick Erickson, comentarista conservador
“Trump perdeu o debate, e reclamar dos moderadores não muda isso. Ele não perdeu por causa do comportamento deles. Ele perdeu por causa de sua própria performance enquanto falava, e não por causa deles.”
- Dan Eberhart, doador republicano
“Eu só vi um comandante no palco. Trump parecia focado, forte e no controle dos assuntos.”
- Jeremi Suri, professor na Universidade do Texas
“Harris foi quase perfeita. Ela enfatizou questões centrais — aborto, pequenas empresas, a liderança americana no mundo. Ela atacou Trump, deixando-o na defensiva, sem parecer agressiva. Trump ficou defensivo, irritado e em tom de discurso, e isso ficou claro.”
O debate
Esta foi a primeira vez que Kamala Harris e Donald Trump se encontraram. O debate entre os dois provavelmente será o único até as eleições, que estão marcadas para o dia 5 de novembro.
Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer o pleito, será a primeira mulher eleita presidente do país.
Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.
Especialistas previam que o debate fosse focado na forma como cada um atuou enquanto esteve no governo. Questões que envolvem economia, inflação e segurança na fronteira são pontos importantes destas eleições.
Além disso, havia uma expectativa de quem ambos trocassem ataques e acusações. Durante a campanha, Kamala tem se referido ao republicano como uma ameaça à democracia. Já Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda.
Fonte: G1




