A 24ª rodada da Série B de 2023 colocou o Vitória em um lugar ao qual ele já se acostumou: a liderança. Com a vitória sobre o Botafogo-SP, o Leão foi a 47 pontos e voltou a ultrapassar o Sport, que estacionou nos 45. Mais do que isso, o Rubro-Negro baiano ganhou um fôlego considerável na briga pelo acesso.
De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro baiano possui, neste momento, 87,8% de chances de subir de Divisão. Sport (77,8%), Novorizontino (51,2%) e Vila Nova (44,9%), os times que completam o G-4, aparecem logo na sequência.
A distância do Vitória para o quinto colocado, o Criciúma, é de seis pontos. O Tigre foi derrotado pelo Ituano por 3 a 0 na rodada e seguiu com 41 pontos.
Restam 14 rodadas para o fim da competição e, caso mantenha o aproveitamento de 65% registrado até então, o Leão chegará a 74 pontos. Ainda segundo a UFMG, a pontuação que garante o acesso neste momento é 71.
Serão sete jogos no Barradão e sete fora de casa. O próximo é contra o Atlético-GO, no domingo (27), às 18h, no Antônio Accioly, pela 25ª rodada da Série B.
É importante ressaltar que Botafogo-SP, CRB, Avaí e Chapecoense possuem um jogo a menos que seus concorrentes. As equipes tiveram suas partidas válidas pela 17ª rodada adiadas.
PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL?
A chance de o Vitória conquistar o título da Série B é, neste momento, de 45%, de acordo com a UFMG. Sport (24,4%), Novorizontino (9%) e Vila Nova (6,7%) aparecem na sequência na tabela de probabilidades.
A pontuação que garante o caneco agora é de 82. Caso chegue aos 74 citados acima, por outro lado, o Leão tem 99% de chances de levantar a taça. Seria a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos.
Fonte: Bahia Notícias.