Ao longo dos anos surgem diversos comentários pejorativos sobre a Constituição Federal de 1988, muitos deles, midiáticos, populares e sem fundamentos. A falta de conhecimento do Texto Maior e seus dispositivos levam a esse conflito, somado a isto contamos com as fake news, isto é, o disparo diversas acusações contras as pessoas, órgãos, leis, Poderes e até mesmo contra o Estado Democrático de Direito.
O nosso propósito como advogado especialista em Direito Público, em especial, constitucionalista, é tornar clara a Carta Magna e os direitos consagrados ao Povo. Destaca-se o texto constitucional:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
Diante do objetivo de tornar clara a Constituição Federal, democratizar a justiça por meio da disseminação do conteúdo jurídico, o mais correto é iniciarmos essa série de conteúdo voltado para o Direito Público e transcrevermos, sucintamente, o que é uma Constituição.
Embora complexo e extenso, comprometo-me em tornar este conteu mais fácil e simples. Assim, para melhorar a didática da informação iniciamos a partir de duas perguntas: O que é uma Constituição? e Como surgiu a Constituição?
O que é uma constituição?
A Constituição é a Lei Maior do Estado, um contrato social como disse Rousseau, realizado entre o Povo e o Estado com a finalidade de limitar e responsabilizar o Estado. Limitar e responsabilizar? Sim, anteriormente, vivíamos em um período de absolutismo em que o Rei poderia fazer, gerir, governar ao seu bel prazer sem qualquer mecanismo de controle e instrumentos que pudessem responsabilizar, condenar pelos atos prejudiciais. Hoje, possuímos diversos recursos com está finalidade, a de limitar o poder do Estado. A exemplo disto, cito o Direito a Indenização e o nosso conhecido processo de impedimento (Impeachment ).
Basicamente, são garantias conquistadas pelo povo estabelecidas no Texto Maior do país limitando o poder de atuação do Estado, vedando o autoritarismo Estatal e garantido os direitos e garantias fundamentais.
Como surgiu a Constituição?
Em 1215, na Inglaterra, a primeira constituição, se difundiu para todo o mundo ocidental com a teoria de ser a maior norma do ordenamento jurídico denominado de contrato social, estabelecido pelo Estado e indivíduo. Destaque-se que, em todo o período, a humanidade buscou leis com a finalidade de instituir direitos e deveres, e, também, organização do Estado. Podemos mencionar, em tempos remotos, no período teocrático, temos as Escrituras Sagradas e, em outro período, o Código de Hamurabi.
No decorrer dos séculos as constituições foram se aprimorando, incluindo novos direitos e entendo o significado de Estado, Povo, Direitos, Deveres, Constituição.
Estabelecido o marco inicial e o propósito da Constituição conseguiremos compreender mais facialmente os próximos conteúdos.
Por, Dr. Nevton Rios
Acompanhe mais aqui pelo site grande metrópole.
Em breve, conteúdos em vídeos pra você nesse processo de democratização da justiça !
[email protected]
Muito bom parabéns bastante esclarecedor para nossa compriençao, muito interessante.