Redação
A imunização contra a covid-19 começou a se tornar realidade nos Estados Unidos nesta semana, quando foi iniciada a primeira etapa de vacinação com doses Pfizer-BioNTech envolvendo 21 milhões profissionais de saúde e 3 milhões de idosos em casas de repouso.
É uma novidade animadora para o país mais afetado pela pandemia de coronavírus no mundo – mais de 300 mil pessoas já morreram e 16,5 milhões foram infectadas nos Estados Unidos.
Mas ainda há muitas perguntas a serem respondidas ao longo do tempo, como quanto demorará para que toda a população seja imunizada e como os Estados e empresas devem proceder diante de pessoas que se recusarem a tomar a vacina.
Aqui vão algumas pistas.
Quando os mais jovens serão vacinados?
Americanos com menos de 65 anos e saudáveis podem ser vacinados a partir de abril, segundo o médico Anthony Fauci, à frente do National Institutes of Allergy and Infectious Diseases (NIAID, uma agência de saúde do governo americano).
Já Alex Azar, secretário de Saúde do governo de Donald Trump, prestes a deixar a Casa Branca, previu que entre o “final de fevereiro e março” americanos já terão acesso a vacinas à venda em farmácias e redes de supermercado como CVS e Walmart.
Depois desta primeira etapa envolvendo profissionais de saúde e idosos em casas de repouso, os Estados terão maior autonomia para decidir que segmentos da população priorizar.
Moncef Slaoui, cientista-chefe do programa federal de distribuição de vacinas, a Operação Warp Speed, afirmou na segunda-feira (14/12) que pessoas jovens e saudáveis devem ser os últimos da fila.
Ele acrescentou que pelo menos 70% a 80% das 330 milhões de pessoas que compõem a população dos EUA precisam ser vacinadas para a que imunidade coletiva seja atingida.
UOL